Pages

Subscribe:

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Décima edição do Pedal Pela Paz marca um ano da morte de Rogério Esteves


A décima segunda edição do Pedal pela Paz vai acontecer no dia 13 de dezembro, quando se completa um ano da morte do ciclista Rogério Pimentel Esteves. A concentração acontece às 19h30, no Calçadão da 13 de Julho.

“O que aconteceu não pode ser esquecido. A violência no trânsito tem que acabar”, disse Luciano Aranha, presidente da ONG Associação Ciclo Urbano, acrescentando que quem quiser pode participar do pedal usando roupa branca. O Pedal Pela Paz foi uma iniciativa de ciclistas sergipanos e aconteceu ao logo deste ano, no dia 13 de cada mês.

Há um ano, Rogério Esteves pedalava pela avenida Mário Jorge, no bairro Coroa do Meio, quando foi colhido por uma Fiorino, de placas MUK 1653/BA. O inquérito, concluído pela Delegacia Especial de Delitos de Trânsito (DEDT), indiciou José Fernando dos Santos Liao por atropelar e matar o ciclista. O atropelamento aconteceu no dia 11 de dezembro de 2011 e Rogério morreu no dia 13 de dezembro do mesmo ano, no Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

O processo foi iniciado no dia 15 de março deste ano, quando a denúncia foi recebida pelo Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE). Depois de todos os trâmites oficiais, a primeira audiência foi marcada para o dia 31 de outubro. Nela, o Ministério Público do Estado (MPE) pediu que fossem solicitadas informações ao Instituto de Criminalística, como as imagens de câmeras de segurança, velocidade do carro quando atingiu o ciclista, distâncias entre os veículos no momento da colisão, entre outras.

O pedido do MPE foi deferido pelo juiz Sérgio Fortuna de Mendonça. O Instituto de Criminalística ainda não retornou as informações e a nova audiência ainda não foi marcada. O processo, de número 201220400116, está disponível para consulta no site do Tribunal de Justiça de Sergipe.

Fonte: ONG Associação Ciclo Urbano

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Dica de leitura

Nossa primeira sugestão de leitura é “O verdadeiro Jornalista”, da jornalista Elis Amâncio. O blog que completa cinco anos, o blog tem textos simples e curtos e trás informações sobre novas mídias, tecnologia, cursos, encontros e até dicas de empreendedorismo. O layout da página é clean, com cores claras e pouca publicidade.

A outra sugestão de leitura é o blog O Escrevinhador. Embora também seja escrito por um jornalista, a proposta do site é um tanto diferente da nossa primeira sugestão. De autoria de Rodrigo Vianna, a página virtual é um tanto mais temperante. Com um layout agradável e textos extensos o blog trás informações sobre política e economia. Dividido em abas (Plenos Poderes; Vasto Mundo; Força Da Grana; Palavra Minha; Vestígios; Outras Palavras; Radar Da Mídia e Sopa De Letras) o blog é uma extensão do perfil jornalístico de Rodrigo Vianna – repórter da TV Record - que no blog tem a possibilidade de ser parcial em seus textos.  Além de seus escritos, o jornalista também abre espaço para produções de outros autores.

Agora é só conferir os blogs:



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Educandos do Mídia Jovem visitam a Reserva Mata do Junco e produzem vídeo-documentário


Educandos do pólo São Cristóvão inseridos no Mídia Jovem, projeto executado pelo Instituto Recriando em parceria com o Governo de Sergipe e Oi Futuro, estiveram na na Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre (UC/RVS) Mata do Junco, localizada no município de Capela, com a missão de produzir um vídeo-documentário sobre o curso Licenciamento e Regularização Ambiental Rural (PNC Rural).

Os jovens foram convidados pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para produzir um vídeo-documentário, colocando em prática as técnicas audiovisuais adquiridos na oficina de vídeo do Mídia Jovem.
“A participação dos educandos de São Cristóvão neste evento da Semarh dá ênfase ao bom trabalho que eles vêm desenvolvendo durante as oficinas. Esse convite é a prova disso. Cobrir um evento importante como esse fortalece o protagonismo juvenil, uma das metas do Mídia Jovem”, conta Iris Graziela Gonçalves Santos Pimentel, pedagoga do Projeto Mídia Jovem, que destaca também a valorização do trabalho dos jovens. “Ações como estas os deixam orgulhosos pelo reconhecimento e valorização do trabalho que desenvolvem”, conta.

Além de documentar o evento, a visita serviu também para os jovens conhecerem in loco a reserva que abriga os mananciais, os remanescestes florestais de mata atlântica e a espécie Callicebus coimbrai - mais conhecido como Guigó, macaco encontrado somente em Sergipe e na Bahia e que corre o risco de extinção. O conhecimento adquirido na Reserva Mata do Junco vai servir como base de pesquisa e embasamento para os educandos da oficina de web na criação do blog www.salveguigo.com.br, que tem por objetivo chamar a atenção para a preservação da espécie. “Essa foi mais uma fonte de conhecimento dos temas transversais que costumamos estimular nas oficinas do Mídia Jovem. Com está ação os educandos se tornam agentes na luta pela não extinção do macaco Guigó. É a união do conhecimento e da cidadania”, disse o oficineiro Anderson Miranda.

A analista ambiental da Semarh, Maria de Fátima Maynard, destaca a importância dos jovens como agentes de preservação ambiental e parabeniza a atuação dos educandos do Mídia Jovem. “O protagonismo juvenil tem papel fundamental de disseminar a preservação. Eles são nossos futuros gestores ambientais. Esta ação do  Mídia Jovem é uma iniciativa que visa a preservação do meio ambiente. O projeto está de parabéns”, destaca. Para o coordenador do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Raone Beltrão, “o jovem é receptor de informação e nesse contexto ele se torna promotor da conservação ambiental. Eles serão os novos gestores na manutenção do meio ambiente”.

Para finalizar a visita, os participantes realizaram uma trilha ecológica na nascente do riacho Lagartixo, onde puderam conhecer algumas  espécies nativas. A visita encantou os educandos. “Foi uma experiência muito boa. Descobrimos espécies de plantas, nascente de rio e o habitat do macaco Guigó”, contou o educando Paulo Cézar, 18. Já a educanda Adriene dos Anjos, 17, enfatizou a importância da palestra. “A palestra conscientizou as pessoas sobre a necessidade de preservar essas espécies”. 
Empolgação não faltou aos educandos, que registraram todos os momentos sempre com câmeras filmadoras e fotográficas em mãos. “Foi muito bom conhecer uma reserva ecológica como essa e saber como é importante conservar. Somos o futuro do planeta e precisamos preservá-lo”, finalizou a adolescente Hérika Virgínia.

Por Elma Santos