Pages

Subscribe:

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O problema do lixo em Sergipe

   A problemática do lixo parece não ter resolução em Sergipe. Ainda ontem, 24, o município de Aracaju foi multado em quase 30 milhões por descumprir cláusulas previstas no Termo de Ajuste de Conduta firmado em 2006, que previa a instalação do aterro sanitário e a implantação de medidas mitigadoras. O município deixando claro a sua falta de compromisso com o meio ambiente. Falta esta, que não é somente pertinente a Aracaju, os demais municípios também precisam compreender a importância do tratamento do lixo para a preservação do meio ambiente e manutenção da vida.

  O Compromisso também deve ser firmado pelos cidadãos ao descartar o lixo em local correto, além de separar o lixo, incentivando o processo de reciclagem. Consciência que alguns jovens de Sergipe já despertaram para a sua importância e fizeram questão de emitir a sua opinião sobre a quetsão do lixo no município onde residem. Confira!

  Para a moradora da Barra dos Coqueiros, Karoline Rodrigues, o principal problema no município é o comportamento equivocado dos moradores do município.

Eu não posso falar por todos, mas em minha opinião, hoje a Barra está bem mais organizada em termos de limpeza. A única coisa que deveria ser observada é aquele canal no Conjunto Prisco Viana. Lá é muito sujo, e, ainda mais a população não colabora. Jogam o lixo dentro do Canal. Então, quando chove, o mau cheiro e insuportável, sem contar que o lixo faz o canal transbordar. Se a população parasse para analisar essa questão, com certeza 70% do problema de limpeza na cidade iria melhorar.

  Saulo Aragão é daqueles jovens que tem observado o seu município e não abre mão de contribuir com a qualidade de vida dos moradores de Gararu, cidade localizada no sertão sergipano.

Grande da parte da população ainda joga lixo no chão como um simples hábito, sem perceber que está tendo uma atitude no mínimo mal educada. As pessoas devem fazer a sua parte. E se hábitos cotidianos, como separar o seu lixo e de não jogar lixo nas vias, forem adotados eles podem ajudar a manter o seu ambiente mais limpo. A minha cidade tem equipes de limpeza trabalhando constantemente, porém o descarte dos resíduos é feito em local inadequado. Por isso, a implantação de um consórcio entre prefeituras para a construção de aterros sanitários, pode solucionar o problema.

   Aracaju, cidade que atualmente deslumbra os turistas por sua limpeza, não é capaz ainda de ser um projeto digno de cópia, o lixão marcado como o principal motivo da má gestão do lixo na cidade conforme declara o jovem Fernando Araújo.
Os lixões devem ser eliminados, entretanto, para que isso ocorra é necessário que as autoridades lancem campanhas que mostrem quais são as consequências futuras para o meio ambiente, dessa forma, a população passará a ter uma visão ampla do problema e certamente colocarão em prática outras formas de eliminar o lixo, como separar recicláveis de não recicláveis, e assim o destino do lixo seria outro. Mas o que vimos, com relação ao descarte de lixo em local indevido, é o exemplo típico de "jogar papel de bala". Fato fácil de ser visualizado. Talvez a população não tenha consciência de quanto tempo aquele material (papel plástico) vai demorar para se deteriorar, então, que tal no próprio papel vir dicas como: consequências do "jogar' plástico na rua, tempo que o plástico leva para ser destruído, entre outros.

  Lixões, aterro sanitário, separação do lixo, mudança de comportamento, entre outros aspectos, mostram o quanto a temática deve ser discutida e políticas elaboradas como forma de minimizar os males provocados pelos dejetos. Por isso não deixe de participar deste processo de construção de opinião sobre o assunto, deixe a sua contribuição.

1 comentários: