Pages

Subscribe:

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Vai de bike?

Concurso cultural pretende, de maneira divertida, estimular o uso de bicicletas entre usuários de redes sociais

Concurso cultural seleciona melhores fotos na categoria
bicicleta. E aí, vai concorrer? Foto: Divulgação
Você curte passear pela cidade na sua bicicleta? Então, aproveita para participar do concurso cultural Bike Itaú. Eles estão aceitando fotografias com o tema "bicicletas". Para concorrer, basta postar uma imagem que seja de sua autoria no Istagram. E não esquece de colocar a hashtag #bikeitau.

As fotos serão julgadas por uma comissão especial. Caso a sua fotografia seja a melhor, você receberá uma bicicleta elétrica modelo Evolubike Sports e um kit de segurança, com capacete, cotoveleira e joelheira. O concurso vai até amanhã, 10 de agosto. Por isso, corre para não perder o prazo!

Mais informações no perfil do Itaú no Facebook.

Por Ethiene Fonseca,
Jornalista assistente do blog EcoSergipe

domingo, 5 de agosto de 2012

A fan page ‘Reciclagem, Jardinagem e Decoração’ é uma ótima opção de curtir



Qual seria a alternativa ideal para essa situação?  Fonte: 
Reciclagem, Jardinagem e Decoração
Essa ilustração mostra de maneira divertida o que acontece quando descartamos de qualquer maneira o lixo e demais resíduos que produzimos. De alguma maneira, essa ação irá refletir no meio ambiente e em nossas vidas, já que também dependemos da natureza para viver.

É o que está acontecendo, por exemplo, com os lixões de Aracaju, como mostramos na matéria do dia 02 de agosto, aqui no blog EcoSergipe. A prefeitura ainda não construiu o aterro sanitário nos locais de descarte do lixo, o que pode causar poluição do meio ambiente e danos à saúde da população, e foi multada por isso.

A tirinha, bem criativa, foi publicada na página ‘Reciclagem, Jardinagem e Decoração’, no Facebook. Gostou? Então, não deixa de visitar a fan page deles. Tem outras imagens bem legais no endereço www.facebook.com/ReciclagemJardinagemEDecoracao.


Por Ethiene Fonseca,
Jornalista Assistente do blog EcoSergipe

sábado, 4 de agosto de 2012

Que tal ajudar o meio ambiente com seus pontos de fidelidade?

No site da Multiplus, é possível trocar os seus pontos de fidelidade pelo plantio de até 12 árvores


Usando seus pontos no plantio de árvores, estará ajudando
 o meio ambiente. Foto: Comunidade Banco do Planeta
Sabe aqueles programas de fidelidade em que você pode trocar pontos acumulados por produtos ou serviços? Então, a Multiplus, maior rede de fidelização do Brasil, firmou parceria com a Ong SOS Mata Atlântica. Agora, os usuários do programa de fidelidade podem trocar os seus pontos pelo plantio de árvores em áreas que contribuem para a conservação da água e da biodiversidade.

É possível plantar 5, 8 ou até 12 árvores. Imagina o quanto que esse simples ato pode contribuir com a natureza, não é mesmo? Não perde tempo e dá uma passadinha no site da Multiplus, que eles estão com uma promoção bem especial: você pode trocar seus 3.900 pontos pelo plantio de cinco árvores. O meio ambiente agradece.

Sobre a SOS Mata Atlântica - Instituição Privada, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos, tem como missão promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência. Estimula ações para o desenvolvimento sustentável, bem como promove a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica, mobilizando, capacitando e estimulando o exercício da cidadania socioambiental.

Mais Informações 
Multiplus Fidelidade - SOS Mata Atlântica


Por Ethiene Fonseca,
Jornalista Assistente do blog EcoSergipe

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Educadores de todo o Brasil têm até setembro para participar do Prêmio Ecofuturo

O processo de seleção é feito totalmente pela internet, sendo uma grande oportunidade para educadores sergipanos



O Prêmio é uma ótima oportunidade para os educadores
sergipanos. Foto: Divulgação
Com o tema ‘Rio +20 e eu com isso?’, o 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade visa incentivar professores e educadores sociais a compartilhar ideias que contribuam para que a sustentabilidade seja incorporada à educação. As inscrições, que serão gratuitas, vão até o dia 30 de setembro, devendo ser feitas por meio do site www.ecofuturo.org.br/premio.

O prêmio pretende gerar novas perspectivas na educação, mais alinhadas com a sustentabilidade, para que professores de todos os níveis da educação e educadores sociais realizem com seus alunos uma espécie de ‘Rio+20 local’. Para isso, é preciso que eles olhem para a realidade da escola e da comunidade em que atuam, localizem os desafios  e encontrem caminhos de sensibilização e mobilização.

Ao todo, serão 10 projetos premiados, podendo participar professores de ensino fundamental, ensino médio e superior, assim como os educadores sociais, conforme definido no regulamento. Os critérios de julgamento e demais informações encontram-se disponíveis no site do evento. O resultado final do 3º Prêmio Ecofuturo está previsto para o final do mês de dezembro de 2012.

Agenda
O que: Inscrições para o 3º Prêmio Ecofuturo de Educação para Sustentabilidade
Quando: Até o dia 30 de setembro
Onde: Através do site do evento

Informações
Instituto Ecofuturo
E-mail:  premio@ecofuturo.org.br



Por Ethiene Fonseca,

Jornalista Assistente do blog EcoSergipe

Projeto de sustentabilidade voltado a crianças e adolescentes é apoiado pela Cohidro

A Cohidro doou kits com sementes de verduras e hortaliças, que serão utilizadas para o plantio das horta nas escolas


Kit com sementes para o projeto Hortas na Escola.
Fonte: Ascom Cohidro.
Projeto Hortas nas Escolas é lançado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed). O objetivo  da iniciativa é desenvolver ações para promover a sustentabilidade do meio ambiente, proporcionando uma convivência mais equilibrada com o planeta.
Na ação da Cohidro, foram realizadas doações de kits, com sementes de tomate, alface, pimentão, cebolinha, coentro e repolho. Além disso, foram doadas bandejas de isopor, que serão utilizadas na plantação, e também cartilhas educativas ensinando como construir uma horta agroecológica, totalmente livre de agrotóxicos.
O coordenador do projeto, José Bruno Oliveira Silva, explica que o projeto está na primeira fase, passando pelo processo de adequadação dos espaços disponíveis nas escolas para a implantação das hortas. “Nesta fase, também estamos orientando os alunos na escolha das sementes que serão utilizadas no plantio, por isso procuramos a Cohidro. Enfim, o  projeto tem por base o entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares”, ressalta o coordenador, destacando a importância da parceria com Cohidro.
O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, avalia como positiva essa parceria e diz que a empresa estará sempre à disposição para incentivar a agroecologia. “Está sendo mais um canal para levarmos conhecimento sobre as atividades que o Governo do Estado, através da Cohidro, tem desenvolvido junto aos orgânicos, divulgando as ações e experiências e também proporcionando troca de saberes”, declarou o presidente, parabenizando a secretaria de educação municipal ação.

Projeto
Além de hortas, o projeto trabalhará com a construção de pomares, plantas aromatizantes e arborização das áreas verdes das unidades de ensino, contemplando também técnicas de reciclagem, reutilização de materiais, coleta seletiva, oficinas, organização de hortas e plantio de mudas.
Para contribuir com a redução do lixo orgânico produzido nas escolas, o projeto desenvolverá minhocários domésticos, ajudando no sistema de compostagem. O minhocário doméstico é um sistema de reaproveitamento dos resíduos orgânicos, em que as minhocas e os microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio. Não produz cheiro nem atrai insetos ou animais indesejados.

Fonte: Ascom Cohidro

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Não cumprimento de acordo gera multa à prefeitura de Aracaju

O problema dos lixões da capital sergipana não é novo. Está tramitando na justiça desde o ano passado


Ação de Execução relativa à obrigação do pagamento de multa contra o Município de Aracaju foi proposta pelo Ministério Público Estadual, através da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com o Ministério Público Federal. O montante da multa é referente ao não cumprimento de acordo judicial relacionado à construção de um aterro sanitário para o tratamento adequado do lixo domiciliar da Capital e dos Municípios de Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.
Desde o ano passado, a situação dos lixões da região
metropolitana é discutida na justiça. Foto: SE Notícias
Desde 11 de setembro de 2006, os Órgãos Ministeriais buscam, juntamente com a administração do município de Aracaju, propiciar o cumprimento do acordo firmado, por meio da implantação de um Aterro Sanitário devidamente licenciado, bem como por meio da execução de medidas mitigadoras nos lixões ainda existentes. O intuito das ações é minimizar os efeitos da poluição ambiental provocada.
Porém, além da não construção do Aterro Sanitário, laudos realizados por técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (ADEMA) comprovam que o lixão, localizado no Bairro Santa Maria, não está adequado para tal atividade e que as medidas mitigadoras não foram cumpridas em sua totalidade, ocasionando a contaminação do meio ambiente.
De acordo com o Termo de Ajuste celebrado, ficou estabelecida a aplicação de multa diária no valor de R$ 20.000 em caso de descumprimento das cláusulas estipuladas, razão pela qual o valor executado, devidamente corrigido, atingiu o montante de R$ 29.482.697,19 (vinte e nove milhões, quatrocentos e oitenta e dois mil, seiscentos e noventa e sete reais e dezenove centavos).

Fonte: Ascom MPE/SE

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Com entrada franca, Mostra PUC-Rio aborda temática da sustentabilidade

O evento atrai público de todas as partes do país, sendo um dos maiores encontros de recursos humanos da América Latina. Vale a pena conferir!


O evento é gratuito. Vale a pena conferir. Foto: Divulgação
Em sua 15ª edição, a Mostra PUC-Rio, que é considerada a maior feira de recursos humanos do país e uma das maiores da América Latina, acontece entre 07 e 10 de agosto, com temática totalmente dedicada à sustentabilidade. Este ano, o evento ocorrerá em espaço mais amplo, para melhor atender às milhares de pessoas que procuram a Universidade nos dias de sua realização. Vale ressaltar que o acesso ao evento será gratuito.

Em linha com essa proposta verde, a XV Mostra PUC-Rio contemplará ambientes como o Espaço da Sustentabilidade, onde produtos e projetos desenvolvidos pela Universidade serão expostos ao público. Além disso, uma série de ações sustentáveis estão previstas para o período do evento, como o projeto Tinguá, de compensação de carbono, assim como a criação e montagem de cenografia dentro das diretrizes da Agenda Ambiental, incluindo os estandes da Universidade e das empresas participantes. Ainda na mostra, será disponibilizado um telão, que calculará a quantidade de CO2 que o visitante emite em seu dia-a-dia.
PUC-Rio: A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é uma instituição de direito privado sem fins lucrativos que prima pela produção e transmissão do saber, baseando-se no respeito aos valores humanos e na ética cristã, visando acima de tudo o benefício da sociedade. Eleita a melhor Universidade privada do país, segundo avaliação do MEC/Inep, a PUC-Rio reúne atualmente 20 mil alunos em 24 cursos de graduação, programas de pós-graduação (lato e strictu sensu) e atividades de pesquisa e extensão.

Agenda
O que: Mostra PUC-Rio
Quando: 07 a 10 de agosto, das 10h às 20h, entrada franca
Onde: Campus da PUC-Rio, localizado na rua Marquês de São Vicente, 225, Rio de Janeiro-RJ

Informações
XV Mostra PUC-Rio
Tel:(21)3527-1452, 3527-1453, 3527-2068
Programação: www.puc-rio.br/mostrapuc


Por Ethiene Fonseca,
Jornalista Assistente do blog EcoSergipe