A Cohidro doou kits com sementes de verduras e hortaliças, que serão utilizadas para o plantio das horta nas escolas
 |
Kit com sementes para o projeto Hortas na Escola.
Fonte: Ascom Cohidro. |
Projeto Hortas nas Escolas é lançado pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracaju (Semed). O objetivo da iniciativa é desenvolver ações para promover a sustentabilidade do meio ambiente, proporcionando uma convivência mais equilibrada com o planeta.
Na ação da Cohidro, foram realizadas doações de kits, com sementes de tomate, alface, pimentão, cebolinha, coentro e repolho. Além disso, foram doadas bandejas de isopor, que serão utilizadas na plantação, e também cartilhas educativas ensinando como construir uma horta agroecológica, totalmente livre de agrotóxicos.
O coordenador do projeto, José Bruno Oliveira Silva, explica que o projeto está na primeira fase, passando pelo processo de adequadação dos espaços disponíveis nas escolas para a implantação das hortas. “Nesta fase, também estamos orientando os alunos na escolha das sementes que serão utilizadas no plantio, por isso procuramos a Cohidro. Enfim, o projeto tem por base o entendimento de que é possível promover a educação integral de crianças e jovens de escolas e comunidades do seu entorno, por meio das hortas escolares”, ressalta o coordenador, destacando a importância da parceria com Cohidro.
O presidente da Cohidro, Mardoqueu Bodano, avalia como positiva essa parceria e diz que a empresa estará sempre à disposição para incentivar a agroecologia. “Está sendo mais um canal para levarmos conhecimento sobre as atividades que o Governo do Estado, através da Cohidro, tem desenvolvido junto aos orgânicos, divulgando as ações e experiências e também proporcionando troca de saberes”, declarou o presidente, parabenizando a secretaria de educação municipal ação.
Projeto
Além de hortas, o projeto trabalhará com a construção de pomares, plantas aromatizantes e arborização das áreas verdes das unidades de ensino, contemplando também técnicas de reciclagem, reutilização de materiais, coleta seletiva, oficinas, organização de hortas e plantio de mudas.
Para contribuir com a redução do lixo orgânico produzido nas escolas, o projeto desenvolverá minhocários domésticos, ajudando no sistema de compostagem. O minhocário doméstico é um sistema de reaproveitamento dos resíduos orgânicos, em que as minhocas e os microorganismos transformam restos de alimentos em adubo de excelente qualidade. É um sistema prático, compacto, higiênico e de fácil manuseio. Não produz cheiro nem atrai insetos ou animais indesejados.
Fonte: Ascom Cohidro